As posições e os hábitos de sono do seu cão podem revelar muito sobre a personalidade dele.

A maneira como os cachorros dormem, a forma como se movem durante o sono e quanto tempo dormem podem revelar muito sobre o que estão sentindo. Os hábitos de sono podem dar pistas sobre a saúde e a felicidade deles e podem ser facilmente interpretados se você souber o que procurar. Aqui estão alguns pontos para você entender o que está se passando na mente do seu pet.

Posições ao Dormir: Observe a posição em que seu cão costuma dormir com mais frequência. A posição favorita do seu pet pode variar de acordo com o local onde ele está dormindo, quem está por perto ou seu humor. Se ele estiver machucado ou sentindo dor, também pode mudar a posição em que dorme. Se você notar algo incomum nos hábitos de sono do seu amiguinho, fique atento, pois pode ser um sinal de problema de saúde. A seguir, estão algumas posições mais comuns e o que elas significam.

De Lado: O cão que dorme de lado se sente seguro e confortável, pois dormir dessa maneira deixa os órgãos vitais expostos. Os animais que preferem dormir nesta posição estão relaxados e tranquilos, mas podem mudar de posição ao dormir em um local novo, ou próximo a alguém que não seja familiar para o cão. Essa posição também deixa os membros livres, por isso é comum ver mais espasmos e pequenos chutes de um cão dormindo de lado.

Encolhido: Essa posição é muito comum entre os cães que dormem em ambientes mais movimentados, abertos ou acessíveis à presença de estranhos, pois conserva o calor do corpo, protege os órgãos vitais e permite que o cão se levante rapidamente. Essa posição restringe os movimentos das patas, por isso é normal ver menos movimento e espasmos de um cão que dorme nesta posição. Pode-se pensar que o cão que dorme nesta posição está desconfortável, com medo ou assustado, mas mesmo que isso possa ser verdade, não é necessariamente o caso. Essa posição é comum durante o outono e inverno, quando os dias são mais frios, ou simplesmente pode ser mais confortável para determinados animais dormirem desta forma.

Barriga para Baixo e Pernas Esticadas: Essa posição permite que o cão acorde e se levante rapidamente. É comum entre filhotes que dormem mais durante o dia e querem estar prontos para se levantar e brincar com facilidade. Cães que dormem nesta posição não querem perder a chance de entrar em ação, mesmo quando estão tirando uma soneca. Essa é a posição mais escolhida por filhotes muito ativos, que ficam sonolentos durante as brincadeiras ou apenas querem se deitar e dormir onde quer que estejam.

Barriga e Patas para Cima: Assim como dormir encolhido conserva o calor, dormir com a barriga exposta ajuda o cachorro a se refrescar um pouco. Já que a barriga tem menos pelos e é onde ficam as glândulas de suor, expor essa área é uma excelente maneira de combater o calor. Também é uma posição que indica que o cão está muito confortável com o ambiente onde dorme, deixando suas áreas mais sensíveis vulneráveis e tornando difícil se levantar rapidamente. O cão que dorme desta forma não está preocupado com o ambiente. Essa posição é muito comum durante o verão.

Aconchegado: Você pode perceber que seu cão dorme aconchegado com outros pets ou até mesmo com você. Nos dois casos, o significado é o mesmo: seu cão está mostrando que quer estar próximo de você ou dos outros pets. Cães que dormem assim normalmente são muito carinhosos e afetuosos e se sentem muito à vontade com quem quer que estejam dormindo. Mostre seu amor também, dormindo ou tirando uma soneca com seu cãozinho.

Comportamentos de Sono: Quando seu cão estiver dormindo, você poderá obter algumas dicas sobre a qualidade do sono dele a partir do seu comportamento. Dormir é importante para curar e reparar o corpo, e o sono REM, que é o estágio mais profundo do sono, é o mais restaurador. Preste atenção a esses sinais e comportamentos para garantir que seu cão esteja dormindo da melhor maneira possível.

Circulando e Cavando: É comum os cães circularem e cavarem a área onde vão dormir. Esse comportamento é herdado dos ancestrais dos cachorros, os lobos, que muitas vezes precisavam afofar a grama, as folhas ou a neve para ficarem confortáveis ao se deitar. Eles também podiam cavar um buraco para ficarem aquecidos no inverno ou frescos no verão. Embora seja um comportamento normal entre os cães, circular a área muitas vezes antes de deitar pode ser um sinal de problemas, como artrite ou doença neurológica. Consulte um veterinário se você notar um comportamento excessivo.

Sonecas Diurnas: Um cão pode tirar sonecas durante o dia se estiver entediado ou apenas descansando. Não é uma forma muito repousante de sono, e seu pet pode estar apenas esperando que algo mais interessante aconteça. Observe a orelha do seu cãozinho e veja se ele está atento aos movimentos e sons ao redor. Isso provavelmente significa que seu cachorro está alerta e procurando algo que valha a pena se levantar. Talvez essa seja uma boa hora para fazer algo divertido, como brincar ou sair para dar uma volta.

Duração do Sono: Cães dormem muito mais que as pessoas. Em média, os cães precisam de 12 a 14 horas de sono por dia. Cães maiores tendem a tirar sonecas mais longas do que os cães pequenos, e os filhotes precisam de cerca de 18 a 19 horas de sono por dia, normalmente acordando por 1 hora a cada algumas horas de sono. Fique atento aos hábitos normais de sono do seu cãozinho. Se notar qualquer mudança nos hábitos de sono do seu pet, isso pode significar muitas coisas, desde mudança na dieta até um problema de tireoide. Se você achar que seu cão está dormindo demais, talvez seja hora de visitar o veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *