Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/b/aa/c0/laslo1/public_html/blog/wp-config.php on line 98

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/storage/b/aa/c0/laslo1/public_html/blog/wp-includes/pomo/plural-forms.php on line 210

Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/b/aa/c0/laslo1/public_html/blog/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 73
Como os cachorros dormem? | Blog Laslo
Escolha uma Página

As posições e hábitos de sono do seu cãozinho podem contar muita coisa sobre a personalidade e de dele.

Como cachorros dormem, a forma como eles se movimentam no sono, e quanto tempo eles dormem pode revelar muito como eles estão se sentindo. Hábitos de sono nos dão pistas sobre a saúde e felicidade, pode ser muito fácil de entender se você souber o que analisar. Aqui estão alguns pontos para você perceber o que está passando pela cabeça do seu pet.

Posições ao dormir

Designed by freepik

Preste atenção na posição que seu cãozinho costuma dormir com mais frequência. A posição favorita do seu pet pode variar de acordo com o local onde ele está dormindo, quem está por perto ou seu humor. Estar machucado ou sentindo dor, também pode mudar a posição em que ele dorme, se você notar alguma coisa incomum nos hábitos de sono do seu amiguinho, fique atento, pois pode ser um problema de saúde. Abaixo estão algumas posições mais comuns e o que elas significam.

De lado

Designed by freepik

O cão que dorme de lado está se sentido seguro e confortável, dormir dessa forma deixa os órgãos vitais expostos. Os animais que preferem dormir nesta posição estão relaxados e tranquilos, mas eles podem mudar de posição ao dormir em um local novo, ou próximo a alguém que não seja familiar ao cão. Essa posição também deixa os membros livres, por isso é comum ver mais espasmos e pequenos chutes de um cão dormindo de lado.

Encolhido

Designed by freepik

Uma posição muito comum entre cães que dormem em ambientes mais movimentados, abertos, ou acessíveis a presenças de estranhos, pois conserva o calor do corpo, protege os órgãos vitais, e é fácil de se levantar rapidamente. Essa posição restringe os movimentos das patas, por isso é normal ver menos movimento e espasmos de um cão que dorme nesta posição. Você pode pensar que o cão que dorme nesta posição está desconfortável, com medo ou assustado, mesmo que possa ser o caso, isso não é necessariamente verdade. É uma posição comum durante o outono e inverno quando os dias são mais frios, ou simplesmente é mais confortável para determinado animal dormir nesta posição.

Barriga para baixo e pernas esticadas

Designed by freepik

Está posição permite que o cão acorde e levante rapidamente. Essa posição é comum entre filhotes que dormem com mais frequência durante o dia e querem estar prontos para levantar e brincar com mais facilidade. Cães que dormem nesta posição não querem perder a chance de entrar em ação, mesmo quando tirando uma soneca. Essa é a posição mais escolhida por filhotes muito ativos, que ficam sonolentos durante brincadeiras ou apenas querem deitar e dormir onde quer que estejam.

Barriga e patas para cima

Designed by freepik

Da mesma forma que dormir encolhido conserva o calor, dormir com a barriga exposta ajuda o cachorro a se refrescar um pouco. Já que a barriga tem menos pelos e é lá que ficam as glândulas de suor, expor essas áreas é uma ótima forma de combater o calor. Também é uma posição que indica que o cão está muito confortável com o ambiente onde ele dorme, deixando, suas áreas mais sensíveis vulneráveis, e tornando difícil se levantar rapidamente. O cãozinho que dorme desta forma não se preocupa com o ambiente. É uma posição muito comum durante o verão.

Aconchegado

Designed by freepik

Você pode perceber seu cão dormindo aconchegado com seus outros pets ou até mesmo com você. Os dois casos significam a mesma coisa. Seu cão está mostrando que ele quer se aproximar de você ou dos outros pets. Cães que dormem assim, normalmente são muito carinhosos e afetuosos, e se sentem muito confortáveis com quem quer que seja que estão dormindo. Tente mostrar seu amor também, dormindo ou tirando uma soneca com seu cãozinho.

 

Comportamentos de sono

Designed by freepik

Quando seu cão estiver dormindo, você pode conseguir algumas dicas de como está a qualidade do sono dele, a partir do seu comportamento. Dormir é importante para curar e reparar o corpo, e o sono REM, que é o estágio mais profundo do sono, é o mais restaurador. Preste atenção para esses sinais e comportamentos para ter certeza de que seu cão está dormindo da melhor forma possível.

Circulando e cavando

Designed by freepik

É um comportamento comum os cães circular e cavar a área onde vão dormir. Este  comportamento vem dos ancestrais dos cachorros, os lobos, que muitas vezes tinham que abaixar a grama, folhas, ou neve para ficar confortáveis ao deitar. Eles também podem cavar um buraco para ficarem quentes no inverno, ou frescos no verão. Mesmo sendo um comportamento completamente normal entre os cães, circular a área muitas vezes antes de deitar pode ser um sinal de problemas, como artrite ou doença neurológica. Consulte um veterinário se você notar comportamento excessivo.

Sonecas diárias

Designed by freepik

Um cão pode tirar sonecas durante o dia se ele estiver entediado ou apenas descansando. Não é uma forma muito repousante de sono, e seu pet pode estar apenas esperando que alguma coisa mais interessante aconteça. Observe a orelha do seu cãozinho e veja se ele está atento aos movimentos e barulhos ao redor. Isso provavelmente significa que seu cachorro está alerta e procurando alguma coisa pela qual valha a pena levantar. Talvez essa seja uma boa hora de fazer algo divertido como brincar, ou sair para dar uma volta.

Duração do sono

Designed by freepik

Cães dormem muito mais que as pessoas. Em média, cães precisam de 12 a 14 horas de sono por dia. Cães maiores tendem a tirar sonecas mais longas que cães pequenos, e filhotes precisam de cerca de 18 a 19 horas de sono por dia, normalmente acordando por 1 hora a cada poucas horas de sono. Fique atento aos hábitos normais de sono do seu cãozinho. Se você notar qualquer mudança nos hábitos de sono do seu pet, pode significar muitas coisas, desde mudança na dieta, até um problema de tireóide. Se você acha que seu cão está passando muito tempo dormindo, talvez seja hora de fazer uma visita ao veterinário.

Como seu cãozinho dorme? Você já notou algo diferente? Seu filhote dorme o dia todo? Conta para a gente nos comentários!

fonte: dogtime e littlethings